"Merecem espaços só para mulheres": EUA restringem utilização das casas de banho do Capitólio por pessoas transgénero
Decisão surge depois da deputada Sarah McBride, mulher transgénero, ter sido eleita.
O presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Mike Johnson, anunciou esta quarta-feira, uma nova regra que impede o acesso de pessoas transgénero a casas de banho do Capitólio assim como nos edifícios da Câmara, segundo a BBC.
"Toda a infraestrutura unissexual no Capitólio (...) está reservada para pessoas do seu sexo biológico", frisou o presidente da Câmara dos Representantes (câmara baixa do Congresso), Mike Johnson, em comunicado.
"As mulheres merecem espaços só para mulheres”, afirmou Mike Johnson.
A regra surge depois da deputada republicana Nancy Mance ter apresentado um projeto de lei para decretar a proibição, visando Sarah McBride, a primeira mulher transgénero a ser eleita nas presidenciais de novembro.
“O que está em causa são as mulheres e o nosso direito à privacidade, o nosso direito à segurança. Não vou permitir que homens biológicos entrem nos espaços privados das mulheres”, explicou Nancy Mance.
A deputada Sarah McBride reagiu à nova regra, garantindo que não foi eleita “para lutar por casas de banho”, mas sim para "lutar pelos habitantes de Delaware e para reduzir os custos que as famílias têm de suportar”. Sarah McBride disse que iria cumprir o regulamento, embora não concorde com ele.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt