Alemães já votam para decidir quem será o próximo chanceler
Sondagens apontam para uma possível vitória do conservador Friedrich Merz.
As mesas de voto na Alemanha já abriram este domingo, dia em que será eleito pelos alemães um novo chanceler do país, atualmente pilar económico e político do continente europeu, avança a Reuters.
As sondagens apontam para uma possível vitória do conservador Friedrich Merz, da CDU, que está na corrida contra o líder do Partido Social-Democrata, Olaf Scholz, que se recandidatou ao cargo aos 66 anos. Apesar dos resultados positivos das sondagens, a maioria absoluta parece estar longe, pelo que Merz já admitiu a possibilidade de governar um governo minoritário.
A liderança de Olaf Scholz tornou a Alemanha no maior fornecedor de ajuda europeia à Ucrânia, desde que aquele país foi invadido pela Rússia.
No final de 2024, a coligação tripartida do Partido Social-Democrata com os Verdes e os liberais do FDP caiu na sequência dos desentendimentos sobre regras da dívida pública alemã.
Olaf Scholz, segundo as sondagens, conseguirá cerca de 15% das intenções de voto. Em segundo lugar está a extrema-direita - Alternativa para a Alemanha - liderada por Alice Weidel que prometeu, durante a campanha eleitoral, fechar as fronteiras e deportar imigrantes ilegais.
Olaf Scholz exerceu o seu direito ao voto nos arredores de Berlim. Friedrich Merz também já foi às urnas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt