Milhares recebem ordem de evacuação devido ao "inferno" das chamas na Austrália

Governo alerta para "perigo extremo" nos próximos dias. Navio resgata centenas de pessoas encurraladas em praia.

03 de janeiro de 2020 às 08:32
Incêndios na Austrália Foto: Reuters
Filho de bombeiro morto recebe medalha póstuma Foto: Lusa

1/2

Partilhar

Milhares de turistas e residentes nos estados australianos de Victoria e Nova Gales do Sul receberam esta quinta-feira ordem de evacuação devido ao "perigo extremo" dos incêndios nos próximos dias.

Estão previstas temperaturas superiores a 40 graus e ventos fortes, condições propícias para o agravamento dos cerca de 200 fogos que ardem sem controlo na região, que já mataram oito pessoas desde o fim de semana.

Pub

Ao contrário do sucedido na semana passada, desta vez as populações seguiram os conselhos das autoridades e abandonaram as suas casas, mas a evacuação em massa criou um novo problema, com milhares de carros a entupirem as duas principais autoestradas, criando engarrafamentos com mais de 30 quilómetros.

O PM, Scott Morrison, que esta quinta-feira presidiu a uma cerimónia em que o filho de um bombeiro morto nos incêndios recebeu uma medalha em nome do pai, apelou às pessoas para "terem paciência" e assegurou que as autoridades estão a fazer todos os possíveis para desbloquear as estradas.

Pub

Entretanto, um navio da Marinha chegou esta quinta-feira a Mallacoota para começar a retirar as cerca de quatro mil pessoas que estão refugiadas numa praia desde segunda-feira, mas a operação deverá levar vários dias já que o porto mais próximo fica a 16 horas de viagem e a embarcação só consegue transportar cerca de mil pessoas de cada vez.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar