Ministra de IA da Albânia está grávida de 83 futuros assistentes parlamentares
Diella, criada em janeiro, é o primeiro sistema de Inteligência Artificial (IA) do país e é também a primeira ministra não humana.
A ministra virtual de Inteligência Artificial da Albânia está grávida de 83 filhos. Parece mentira? Vamos explicar melhor.
Diella é o primeiro sistema de Inteligência Artificial (IA) do país e é também a primeira ministra não humana. Os "filhos" deste sistema são outras criações de IA, que vão tonar-se assistentes parlamentares digitais, explica o primeiro-ministro albanês, Edi Rama.
"Estes filhos terão o conhecimento da 'mãe' em matéria de legislação da UE e de tudo o resto", diz Rama, citado pelo Euronews. O ministro indica ainda que um "filho" poderá dizer "o que foi dito quando [o deputado] não estiver no hemiciclo" e tomar nota caso o nome do deputado seja mencionado durante as sessões.
A Albânia começou a usar a Diella em janeiro deste ano para aconselhar as pessoas sobre como utilizar nos serviços online do Estado. Em setembro, a Diella passou a integrar o gabinete de Edi Rama, como ministra digital, ficando encarregada de todas as decisões sobre concursos públicos. Na mesma altura, o primeiro-ministro disse que a medida permitia tornar os concursos "100% livres de corrupção", cita a mesma fonte.
Diella chegou mesmo a discursar na cimeira em Berlim e disse esperar que o mundo aprenda que "a inteligência artificial, quando enraizada em valores democráticos e na identidade cultural, pode fortalecer, não enfraquecer, a liderança humana".
A ministra digital explicou ainda que ela e os seus "filhos" não vão substituir os funcionários humanos, mas prometem ampliar a "capacidade de servir", ajudando em decisões baseadas em dados e também a executar tarefas repetitivas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt