page view

Diella: a "ministra" virtual de Inteligência Artificial que promete revolucionar os concursos públicos na Albânia

Mecanismo vai ser responsável por todos os concursos públicos de contratação pública no país.

15 de setembro de 2025 às 11:12
A carregar o vídeo ...

Diella: A “ministra” virtual de inteligência artificial que vai combater a corrupção na Albânia

AP

Chama-se Diella, que significa sol em albanês, e vai ser a responsável por todos os concursos de contratação pública da Albânia. O país anunciou o primeiro membro do governo do mundo alimentado por Inteligência Artificial (IA).  

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro albanês, Edi Rama, na passada quinta-feira, na Assembleia do Partido Socialista que decorreu na capital do país para detalhar que ministros se manteriam no poder. Diella vai ser, assim, o primeiro e único membro não humano do governo.

"Diella é o primeiro membro que não está fisicamente presente, mas foi criado virtualmente por inteligência artificial”, referiu o líder da Albânia citado pelo Politico

O novo membro do governo vai ajudar a tornar a Albânia "num país onde os concursos públicos são 100% livres de corrupção", afirmou o primeiro-ministro citado pela ABC

O tema da corrupção tem abalado o país, com a Albânia a estar na 80ª posição na lista que é o principal indicador global de corrupção no setor público, com um total de 180 países.

O sistema já tinha sido implementado antes da nova nomeação do governo: Diella foi assistente virtual, através da inteligência artificial, com o objetivo de orientar candidatos no processo de obtenção de documentos oficiais. 

A ideia foi classificada pelo Partido Democrata albanês como "rídicula" e "institucional", de acordo com a imprensa do país. No entanto, especialistas anticorrupção realçaram o potencial da IA no contributo para minimizar a corrupção.

"Se for programada corretamente, ao fazer uma proposta online, os critérios e condições de cada empresa poderão ser avaliados com mais detalhe", afirmou um especialista em corrupção e Estado de Direito, Dr. Andi Hoxhaj, em entrevista à BBC

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8