Morreu Álvaro Domecq Romero, uma das referências da tauromaquia
Tinha 85 anos. Percurso profissional do espanhol é pautado por prémios e conquistas, como é exemplo o prémio Cavalo de Ouro.
Morreu, esta terça-feira, o toureiro Álvaro Domecq Romero, aos 85 anos, na cidade espanhola Jerez de la Frontera, avança o El País. A Câmara Municipal de Jerez decretou dois dias de luto.
"Andaluzia perdeu uma das suas maiores figuras, uma figura essencial na tourada a cavalo e uma força motriz da arte equestre andaluza como fundador da Escola Real”. “O seu legado de paixão pelos cavalos deixa uma marca indelével”, disse o ministro do Turismo de Governo Regional da Andaluzia.
Nasceu a 8 de abril de 1940, em Jerez de la Frontera, e aos doze anos enfrentou o primeiro bezerro a cavalo na praça de Tarifa, em Cádiz. A estreia de Álvaro Domecq Romero como toureiro foi em setembro de 1959, aos 19 anos, na praça de touros de Ronda, tendo, um ano depois tornado-se suplente na praça de touros de El Puerto de Santa María. Álvaro foi apadrinhado pelo pai, Álvaro Domecq Díez.
O espanhol afastou-se das touradas a 14 de outubro de 1967, na Feira de Pilar, depois de ficado bastante ferido numa tourada a 25 de maio de 1966 em Madrid, capital espanhola. Álvaro acabou por dedicar-se aos negócios de família.
Em 1969, o espanhol regressou às arenas, tendo chegado a participar em eventos americanos. Álvaro fez parte da geração conhecida como os "Cavaleiros da Apoteose".
O percurso profissional do espanhol é pautado por prémios e conquistas, como é exemplo o prémio Cavalo de Ouro. Álvaro criou gado na fazenda Los Alburejos até 2020.
Uma das referências equestres em Espanha e por todo o mundo é a Real Escola Andaluza de Arte Equestre em Jerez, fundada por Álvaro, em 1973 pelo toureiro.
Em 2022, Álvaro recebeu a Medalha de Ouro da Associação das Escolas de Tauromaquia da Andaluzia e foi nomeado Filho Predileto de Jerez. Anos antes, em 2019, o espanhol ganhou o Prémio da Feira Internacional do Cavalo e em 2026 foi nomeado Embaixador da Província de Cádiz.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt