Mulher transgénero vai representar pela primeira vez os Países Baixos no concurso Miss Universo 2023
Rikkie Valerie Kollé, de 22 anos, afirma que ser uma voz para a comunicado LGBTQI+.
Os Países Baixos vão ter pela primeira vez uma mulher transgénero a representar o país para o concurso da Miss Universo. Rikkie Valerie Kollé, de 22 anos, foi coroada este sábado a "Miss Netherlands" 2023, avança o site TMZ.
"Consegui!!!!! É irreal mas posso chamar-me Miss Netherlands 2023. Tem sido uma viagem educativa e maravilhosa, o meu ano não pode correr mal. Estou tão orgulhosa e feliz que não consigo descrever. Deixei a minha comunidade orgulhosa e mostrei que é possível", escreveu a modelo no Instagram.
Rikkie, com ascendência neerlandesa e indígena molucana, vive na cidade de Breda, entre Roterdão e Antuérpia. No final da competição, disse que o que propósito que tinha ao participar no concurso era o de poder ser uma voz para as jovens mulheres e pessoas da comunidade LGBTQI+.
"Sou trans e quero partilhar a minha história. Onde quer que estejas no mundo, quero estar lá para ti e ser o exemplo de que senti falta quando era um pequeno eu", dedicou aos fãs.
A jovem não é, no entanto, a primeira mulher transgénero a competir pela coroa da Miss Universo. Angela Ponce, que representou Espanha em 2018, foi a primeira.
A competição de 71 anos começou a permitir concorrentes transexuais em 2012. A próxima edição da Miss Universo vai decorrer em El Salvador no final deste ano.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt