Não consegue dormir bem? Especialista deixa dicas preciosas para um sono reparador

Utilizar o telemóvel ou outros aparelhos tecnológicos uma hora antes de adormecer pode prejudicar a sua saúde.

05 de maio de 2021 às 20:47
Noite de sono Foto: Unsplash
Partilhar

A especialista em sono e fundadora da ‘Good Night Sleep’, Alanna McGinn, revelou alguns dos métodos para uma boa noite de sono, digna de um verdadeiro descanso.

Dormir de luzes apagadas ou deixar o telemóvel longe da mesa-de-cabeceira antes de adormecer são hábitos já conhecidos. "Assim como equipamos cozinhas com ferramentas que precisamos para preparar refeições, temos de ser capazes de criar as melhores condições nos nossos quartos para criar um sono profundo", explica Alanna McGinn.

Pub

Segundo a médica, citada pela revista "Forbes", escolher a roupa da cama certa é fundamental. Se usa camisa de dormir ou está no período da menopausa, não deve escolher lençóis de flanela, pois retêm o calor.

A almofada também deve ser uma preocupação. McGinn sugere travesseiros convencionais macios, para apoiar o pescoço e com suporte adequado para a cabeça. Inclusive, trocar o colchão da cama de cinco em cinco anos é recomendável.

Adormecer depende do ritmo cardíaco de cada pessoa, mais conhecido por relógio biológico. A escuridão desperta a sonolência e "liberta a hormona melatonina", explica Allana McGinn.

Pub

"Para além disso, recomendo desligar todos os aparelhos tecnológicos e evitar ecrãs luminosos pelo menos uma hora antes de dormir", afirma, considerando que muitas pessoas procuram os aparelhos para descontraírem antes do sono, mas que isso pode causar "ansiedade". "Pessoalmente, gosto de realizar atividades calmantes, como ler um capítulo de um livro ou ouvir áudios de respiração profunda para acalmar o cérebro", admitiu.

A qualidade do ar é outro dos fatores que melhoram o sono. A ventilação do quarto é importante pois o ar seco pode secar as membranas mucosas e causar dificuldades na respiração. "Outra questão é o facto de o rosto necessitar de humidade. Caso contrário, durante a noite a pele vai secar e escamar, podendo originar acne", acrescenta Alanna McGinn.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar