Netanyahu vai encontrar-se com Trump para discutir segunda fase do plano para Gaza
Plano inclui a entrada em funções de um governo palestiniano tecnocrático interino em Gaza sem representação do Hamas.
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirmou este domingo que se vai reunir com o presidente Donald Trump ainda este mês, no sentido de discutir a segunda fase do plano dos EUA para Gaza.
Na reunião vão ser discutidas novas questões para o processo de paz, assim como o fim do domínio do Hamas no enclave, disse Netanyahu durante uma conferência de imprensa conjunta em Jerusalém com o chanceler alemão Friedrich Merz.
As negociações sobre as próximas etapas do plano de Trump para encerrar a guerra de dois anos no enclave palestino continuam.
O plano incluía também a libertação de reféns israelitas e a entrada em funções de um governo palestiniano tecnocrático interino em Gaza, supervisionado por um conselho de paz internacional e apoiado por uma força de segurança internacional.
"Terei conversas muito importantes no final do mês sobre como garantir que a segunda fase seja alcançada", acrescentou Netanyahu, lembrando que a primeira fase do plano de Trump estava prestes a ser concluída.
Donald Trump pretende anunciar a composição do novo governo da Faixa de Gaza antes do Natal, de forma a avançar para uma nova fase do seu plano de paz no Médio Oriente, noticiou o Axios.
De acordo com responsáveis norte-americanos que falaram ao portal Axios, o grupo de liderança em Gaza será composto por 12 a 15 palestinianos com experiência em gestão e negócios, que não estejam afiliados no Hamas, Fatah ou qualquer outro movimento palestiniano.
A violência diminuiu em Gaza, mas não terminou desde que o cessar-fogo em Gaza entrou em vigor em 10 de outubro.
Desde o início da trégua, o Hamas devolveu todos os 20 reféns vivos e 27 corpos em troca de cerca de 2000 detidos e prisioneiros palestinianos. O corpo de um refém permanece em Gaza.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt