Neve afeta aeroportos de Paris com cancelamentos de voos incluindo em Portugal
Nos aeroportos de Lisboa e do Porto, foram registados sete cancelamentos de e para o aeroporto de Orly, em Paris, cinco no da capital e dois no Sá Carneiro.
Os aeroportos de Paris estão esta quarta-feira de manhã com constrangimentos devido à neve tendo sido registados cerca de uma centena de cancelamentos, incluindo nos aeroportos portugueses.
Nos aeroportos de Lisboa e do Porto, foram registados sete cancelamentos de e para o aeroporto de Orly, em Paris, cinco no da capital e dois no Sá Carneiro.
O ministro dos Transportes francês, Philippe Tabarot, adiantou no canal de televisão privado CNews que cerca de 100 voos foram cancelados esta quarta-feira de manhã nos aeroportos de Roissy Charles-de-Gaulle e Orly, em Paris, devido à neve.
O ministro pediu ainda "vigilância" em "todo o país" devido à neve e ao gelo que estão a afetar o norte e o oeste de França.
Philippe Tabarot já tinha avançado na terça-feira que devido ao mau tempo, as companhias aéreas iam cancelar parte dos seus voos previstos para esta quarta-feira de manhã nos aeroportos de Paris.
Estes cancelamentos são necessários para fazer as operações de limpeza de neve nas pistas e de gelo nos aviões e irão afetar cerca de 40% dos movimentos previstos até às 13:00 (hora de Lisboa) nos aeroportos parisienses.
O ministro "aconselhou fortemente" a que as pessoas evitem esta quarta-feira qualquer deslocação por estrada na região de Paris, devido às abundantes quedas de neve previstas.
O Météo France colocou trinta e oito distritos da França continental em alerta de vigilância máxima para a neve e gelo durante o dia desta quarta-feira.
Na terça-feira de manhã, três pessoas morreram em dois acidentes relacionados com o gelo no sudoeste de França, duas delas numa colisão que envolveu dois autocarros e vários veículos na autoestrada A63, segundo as autoridades, que informaram que os acidentes deixaram também quatro feridos, dois em estado crítico e dois em estado menos grave.
Uma das pessoas feridas é uma cidadã portuguesa e foi transportada para o hospital de Dax para uma intervenção cirúrgica, disse à Lusa na terça-feira fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt