Norte-americanos estão a beber e a inalar lixívia para prevenir infeção de covid-19
Estudo revela ainda que 19% dos inquiridos limpa frutas e vegetais com lixívia.
Os norte-americanos estão a tentar prevenir infeções por covid-19 recorrendo a uma prática insólita. De acordo com um estudo desenvolvido pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA, os norte-americanos estão a beber e inalar lixívia para se prevenirem contra o coronavírus.
O estudo, feito em maio - pouco depois de Donald Trump ter dito que injetar lixívia podia tratar o vírus -, concluiu que 4 em cada 10 pessoas (39%) admitiu fazer atos que as autoridades de saúde consideram perigosas.
Dos 502 adultos questionados, 19% admitiu que colocou lixívia em comida, incluindo fruta e vegetais, outros 18% admitiram usar produtos de limpeza e desinfetantes domésticos nas mãos e na pele, 4% bebeu ou gargarejou lixívia e ainda 6% inalou produtos de limpeza e desinfetantes. Outros 10% disseram que borrifaram o corpo com spray desinfetante ou de limpeza.
As autoridades de saúde têm tentado travar este tipo de comportamentos, advertindo e apelando contra a utilização perigosa de desinfetantes e produtos químicos, porém, tal como o estudo revela, muitos dos norte-americanos estão mal informados sobre as boas práticas de limpeza e desinfeção.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt