Vídeos dramáticos mostram momentos nunca vistos do 11 de Setembro
Quase 17 anos depois da tragédia de Nova Iorque, continuam a surgir vídeos inéditos da queda das torres.
A poucos dias do 17º aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001, que mataram quase três mil pessoas em Nova Iorque, Washington e na Pensilvânia, continuam a aparecer imagens inéditas.
O canal do You Tube WTCFO|AVideos, que divulga gravações sobre os atentados de Nova Iorque, publicou um conjunto de imagens inéditas que mostram o terror de quem estava no local dos atentados no momento em que os aviões colidiram e, depois, quando as torres desabaram.
Numa compilação com cerca de 29 minutos, vêm-se as imagens captadas pelo repórter da CBS Mark LaGanga, que estava no 'Ground Zero', junto às torres do Word Trade Center e edifícios vizinhos. Algum do material já tinha sido difundido, mas muitos momentos são inéditos. Os vídeos aparecem agora com melhoramentos de audio e imagem.
Um dos momentos mais impressionantes acontece por volta do minuto 18, quando se vê o momento em que cai a torre norte. O desmoronamento provoca uma densa nuvem de fumo, poeira e detritos, que apaga por completo a luz do dia.
Ao minuto 5, a pessoa que está a filmar entra no lobby da torre 7, deparando-se com um cenário caótico de destruição. O filme espelha a ansiedade das equipas de resgate, que pedem, repetidamente, às pessoas que abandonem o local.
O desespero dos sobrevivente, completamente desorientados e cobertos de poeira, é bem patente nestas imagens.
A 11 de Setembro de 2011, terroristas ligados à Al Qaeda de Bin Laden desviaram quatro aviões e despenharam-nos contra as duas torres do World Trade Center e contra o Pentágono. O quarto avião caiu na Pensilvânia depois de os passageiros terem enfrentado os terroristas, impedindo que o aparelho fosse usado para atingir outro alvo.
O balanço oficial dos ataques é de 2,996 mortos, incluindo os 19 terroristas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt