O estranho cumprimento entre Putin e o príncipe saudita que está a correr mundo
Episódio relaxado ocorreu na abertura da cimeira do G20, em Buenos Aires, na Argentina.
Na abertura da cimeira do G20, em Buenos Aires, na Argentina, vários líderes evitaram cumprimentar Mohammed bin Salman.
Mas o presidente da Rússia, Vladimir Putin, deu com entusiasmo um 'dá cá mais cinco' ao príncipe herdeiro da Arábia Saudita.
O momento foi captado em vídeo e as redes sociais não ficaram indiferentes.
O Presidente argentino pediu aos líderes munidas que demonstrem "o mesmo sentido de urgência que em 2008", quando o início destas cimeiras coincidiu com uma grave crise financeira global, ao considerar que nos anos recentes "emergiram tensões" e existe necessidade de "promover o diálogo".
"Promover o diálogo que respeite as diferenças e impulsione ações baseadas em interesses partilhados", assinalou Macri perante os líderes do G20, onde se incluem Donald Trump (EUA), Vladimir Putin (Rússia) e Xi Jinping (China).
"Nestes anos, as alterações e as circunstâncias sociais, políticas e económicas a nível global e nos nossos países levaram a questionar sobre as funções dos mecanismos multilaterais contemporâneos, incluindo o G20, e emergiram tensões entre os nossos países sobre a visão de como encarar individualmente as oportunidades e desafios globais", assinalou.
Durante dois dias, os líderes das 20 principais economias do mundo e dos países emergentes vão debater em Buenos Aires os temas mais relevantes da agenda global, num momento de fortes tensões comerciais entre os Estados Unidos e potências como a China e União Europeia, e por conflitos político-diplomáticos cruciais, em particular o que opõe a Rússia à Ucrânia.
Na sua intervenção, Macri, que se confronta com uma grave crise económica e crescentes protestos sociais na Argentina, evocou Nelson Mandela e pediu para que seja seguida a sua proposta de acabar com a pobreza no mundo "até 2030".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt