Oficial: Kevin Warsh confirmado como novo presidente da Fed
Kevin Warsh tem 55 anos, nasceu em Nova Iorque e é afiliado no partido republicano.
O Presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou nesta sexta-feira que Kevin Warsh é o novo presidente da Reserva Federal (Fed). A informação foi avançada pelo líder norte-americano na rede social Truth Social, numa longa publicação em que elenca o percurso profissional e as qualificações de Warsh.
"Conheço o Kevin há muito tempo e não tenho dúvidas de que ele vai ser um dos melhores presidentes [da Fed], talvez o melhor. Além disso, nunca nos vai desapontar. Parabéns Kevin!", pode ler-se no final do "post".
Kevin Warsh foi membro do conselho de governadores da Reserva Federal (Fed) dos EUA entre 2006 e 2011, em plena crise financeira, e vai agora liderar o banco central norte-americano nos próximos quatro anos. A confirmação acontece depois de na quinta-feira Warsh ter, segundo a Bloomberg, visitado a Casa Branca. O incumbente Jerome Powell deverá deixar o cargo em maio.
Kevin Warsh tem 55 anos, nasceu em Nova Iorque e é afiliado no partido republicano. Chegou a ser apontado para o cargo de secretário do Tesouro americano, na nova administração Trump, mas a escolha acabaria por recair sobre Scott Bessent. Além de ter sido o mais novo membro da Fed de sempre, aos 35 anos, trabalhou como conselheiro económico da administração de George W. Bush.
Ainda no percurso profissional, publicado por Donald Trump, estão as reformas propostas por Warsh para a condução na política monetária do Banco de Inglaterra, bem como o facto de ter sido o representante da Fed para o G20 e o emissário do conselho de governadores para as economias emergentes e avançadas da Ásia.
A sucessão de Jerome Powell à frente da Fed tem sido polémica, com o atual presidente da Reserva Federal e outros membros a sofrerem muita pressão política de Trump com vista a uma redução mais agressiva das taxas de juro diretoras.
Kevin Warsh era um dos quatro nomes finalistas da administração Trump para assumir o cargo de presidente da Reserva Federal, juntamente com Kevin Hasset (que durante muito tempo foi apontado como o favorito ao cargo), Cristopher Waller e Rick Rieder, este último ligado à BlackRock e cujo nome começou a ganhar força nos últimos dias.
O anúncio do novo presidente da Fed foi feito ainda durante esta sexta-feira, depois de Donald Trump ter voltado a "ziguezaguear": primeiro disse que o sucessor de Jerome Powell só seria conhecido na próxima semana, para na madrugada sexta-feira ter dito que afinal será já hoje. Na quarta-feira, a Reserva Federal (Fed) norte-americana terminou a primeira reunião do ano sem mexer nos juros diretores, com a taxa dos fundos federais a manter-se num intervalo entre 3,5% e 3,75%.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt