ONG denuncia execuções sumárias na Tanzânia durante protestos em 2025
Após 29 de outubro, dia das eleições legislativas e presidenciais consideradas fraudulentas por observadores internacionais, a Tanzânia mergulhou em vários dias de violência.
Uma Organização Não-Governamental (ONG) denunciou esta segunda-feira execuções sumárias durante os protestos contra o Governo tanzaniano em 2025, perpretadas pelas forças de segurança, baseando-se na análise de fotos e vídeos divulgados online e imagens captadas por 'drones' e satélites.
O Centre for Information Resilience (CIR, na sigla em inglês), uma organização independente sediada no Reino Unido que realiza investigações digitais, recuperou e analisou 185 imagens e vídeos datados de 29 de outubro a 04 de novembro --- cinco dias durante os quais, além do bloqueio da Internet, vigorava um toque de recolher na Tanzânia ---, bem como imagens de satélite e filmagens feitas por 'drones', segundo um relatório divulgado hoje pela organização.
Após 29 de outubro, dia das eleições legislativas e presidenciais consideradas fraudulentas por observadores internacionais, a Tanzânia, país vizinho de Moçambique, mergulhou em vários dias de violência.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt