Opositora venezuelana María Corina Machado vai à Noruega receber o Nobel da Paz

Revelação foi feita pelo presidente da insituição, que por razões de segurança não adiantou mais pormenores. Cerimónia realiza-se na quarta-feira.

06 de dezembro de 2025 às 13:21
María Corina Machado vive na clandestinidade perseguida pelo regime de Maduro Foto: Jesus Vargas/AP
Partilhar

María Corina Machado, líder da oposição na Venezuela, vai receber presencialmente o Prémio Nobel da Paz na próxima quarta-feira, dia 10 de dezembro, em Oslo, na Noruega

Edmundo González, candidato opositor que concorreu contra Nicolás Maduro e vive em Espanha, também confirmou a presença na cerimónia.

Pub

“Estive em contacto com Corina Machado e ela confirmou que estará em Oslo na cerimónia. Dada a situação de segurança, não podemos dizer mais sobre a data ou como ela chegará”, informou o presidente do Instituto Nobel, Kristian Berg Harpviken.

Desde que foi anunciada vencedora do Nobel da Paz, em outubro, surgiram várias informações que apontavam no sentido de María Corina Machado não estar presente, pois vive na clandestinidade devido à perseguição do regime de Nicolás Maduro, intensificada após as eleições presidenciais de 2024.

O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, disse à agência de notícias AFP em novembro que Corina Machado seria considerada uma "fugitiva" caso viajasse para Noruega para receber o Nobel da Paz.

Pub

María Corina Machado é líder da oposição na Venezuela e luta por eleições livre no país. O Comité Norueguês afirmou na altura da atribuição do prémio que a vencedora "mantém acesa a chama da democracia, no meio de uma escuridão crescente".

O prémio foi-lhe atribuído "pelo seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos do povo da Venezuela e pela sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar