Pele de médicos chineses infetados por Covid-19 muda de cor e intriga autoridades de saúde
Fenómeno pode ter várias explicações, nomeadamente alterações no fígado provocadas pela doença.
A pele de dois médicos chineses que contraíram coronavírus ficou substancialmente mais escura, situação que está a alarmar e a intrigar as autoridades de saúde mundiais, após a divulgação das imagens por parte da televisão estatal chinesa.
Tal aconteceu quando os profissionais de saúde contraíram a doença, em janeiro, após tratarem pacientes infetados na cidade de Wuhan, na China. A explicação para o fenómeno estranho pode estar no fígado, que sofreu complicações decorrentes da doença.
Song Jianxin, especialista em doenças infeciosas da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong, na China, explica que o Covid-19 afeta os órgãos dos doentes, e que o ferro, que deveria ter ficado armazenado no fígado, inundou os vasos sanguíneos, o que pode alterar o tom de pele e aumentar a pigmentaçãoo facial.
Outro especialista, Li Shusheng, defende que a alteração ocorreu devido à toma de um medicamento utilizado no tratamento da doença. Em qualquer uma das hipóteses, a pigmentação dos pacientes deverá voltar ao normal.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus
- Siga ao minuto as últimas sobre a doença
- Mapa da situação em Portugal e no Mundo: veja a evolução da pandemia
- Conselhos sobre o coronavírus no explicador
- Conheça os mitos que deve ignorar sobre a doença
Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt