Pelo menos 24 mortos e 47 feridos após parapente lançar bombas em festival budista no Myanmar
No local estavam cerca de 100 pessoas no momento do ataque.
Pelo menos 24 pessoas morreram e 47 ficaram feridas após um parapente motorizado ter lançado duas bombas sobre dezenas de pessoas que protestavam contra o governo militar de Myanmar, na localidade de Chang U, esta segunda-feira.
Segundo o The Independent, estavam no local cerca de 100 pessoas que tinham aproveitado o feriado nacional para participar no festival budista, vigília acompanhada com velas e com a finalidade de se manifestarem contra o executivo do país.
A Força de Defesa do Povo, grupo que luta contra o governo, revelou ter recebido um alerta para um possível ataque durante o protesto, mas não conseguiu evitar o lançamento das bombas. "Tentaram terminar o protesto rapidamente, mas o parapente chegou antes do previsto", afirmou o grupo.
Alguns moradores explicaram à BBC que os cadáveres das vítimas foram difíceis de encontrar após o ataque que durou aproximadamente sete minutos. Um elemento da organização recordou ainda que as crianças presentes no local "ficaram completamente arrasadas".
A Amnistia Internacional lamentou esta terça-feira o ocorrido. Em comunicado, a entidade escreveu que "os relatos repugnantes que surgiram no centro de Myanmar após um ataque na noite desta segunda-feira devem servir como terrível alerta de que os civis no país precisam de proteção urgente".
Recorde-se que o escalar da tensão entre povo e o governo ocorre desde 2021 quando milhares de moradores morreram e milhões tiveram de ser deslocados. Desde aí que o exército tomou o poder, levando a uma guerra civil com grupos de resistência armada.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt