Pelo menos um morto após sismo de magnitude 7.4 nas Filipinas. Declarado alerta de tsunami

Abalo provocou danos materiais em edifícios da região, bem como cortes de energia, levando as autoridades a cancelar as aulas e o trabalho na função pública.

10 de outubro de 2025 às 06:54
Sismo Foto: Direitos Reservados
Partilhar

Pelo menos uma pessoa morreu nas Filipinas após um sismo de magnitude 7,4 no sul do país, onde as autoridades estão a retirar os moradores das zonas costeiras.

"Recebemos a informação inicial de uma morte devido à queda de escombros" na região de Davau, no sudeste da ilha de Mindanau, declarou em comunicado o secretário adjunto do Gabinete de Defesa Civil, Bernardo Rafaelito Alejandro.

Pub

As Filipinas emitiram um alerta de tsnunami. 

"Espera-se um tsunami destrutivo com ondas de altura suscetível de pôr vidas em perigo" na costa leste do arquipélago, alertou o instituto de vulcanologia e sismologia das Filipinas.

O sismo também provocou danos materiais em edifícios da região, bem como cortes de energia, levando as autoridades a cancelar as aulas e o trabalho na função pública, com exceção dos serviços de emergência.

Pub

O tremor ocorreu a cerca de 20 quilómetros ao largo da cidade de Manay, na ilha de Mindanau (sul), às 09h43 locais (02h43 em Lisboa), de acordo com dados do Instituto de Estudos Geológicos dos Estados Unidos (USGS).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar