Pentágono coloca 1500 militares em alerta para possível envio para o Minnesota

A tensão e os protestos em Minnesota continuam como resposta a uma operação federal da imigração à morte de uma civil em Minneapolis.

18 de janeiro de 2026 às 15:25
Militares em alerta para possível envio para o Minnesota Foto: Yuki Iwamura/AP
Partilhar

O Pentágono colocou cerca de 1500 soldados em alerta para um possível destacamento para o Minnesota, nos Estados Uniudos, de acordo com uma fonte do governo Trump, citada pela CNN internacional, ao mesmo tempo que as autoridades estaduais também mobilizaram a Guarda Nacional.

Não está claro quais as tarefas que irão desempenhar, embora um oficial tenha adiantado que poderiam incluir controlo de distúrbios ou apoio às forças policiais, semelhante ao papel desempenhado por forças militares em Los Angeles no verão passado.

Pub

É habitual o Pentágono "estar preparado para qualquer decisão que o presidente possa ou não tomar", respondeu a Casa Branca num comunicado à CNN.

A Guarda Nacional do Minnesota "não está mobilizada nas ruas da cidade neste momento, mas está pronta para ajudar a garantir a segurança pública", afirmou entretanto o Departamento de Segurança Pública de Minnesota numa publicação nas redes sociais.

A tensão e os protestos em Minnesota continuam como resposta a uma operação federal da imigração à morte de Renee Nicole Good em Minneapolis.

Pub

Renee Nicole Good tinha três filhos e tinha-se mudado recentemente para Minneapolis e, de acordo com a senadora democrata Tina Smith, era norte-americana. A mãe da vítima conta que a filha estaria “provavelmente apavorada”.

O caso continua a gerar forte contestação pública e reacendeu o debate sobre o uso da força em operações migratórias nos EUA. Segundo as autoridades, esta é a quinta morte registada em ações deste tipo em diferentes estados desde 2024.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar