Pequim abre investigações sobre políticas dos Estados Unidos nos semicondutores

Entre 2022 e 2024, as importações dos chips terão aumentado 37% e os seus preços caíram 52%.

14 de setembro de 2025 às 07:15
EUA, China Foto: Frederic J. Brown/ Getty
Partilhar

O Ministério do Comércio da China anunciou a abertura de duas investigações sobre importações e políticas dos Estados Unidos no setor de semicondutores, na véspera da quarta ronda de negociações comerciais entre os dois países em Madrid.

Num comunicado publicado no sábado à noite, o ministério informou que iniciou uma investigação "antidumping" sobre determinados circuitos integrados analógicos provenientes dos Estados Unidos, após um pedido de uma associação provincial da indústria.

Pub

De acordo com os dados fornecidos pelos requerentes, entre 2022 e 2024, as importações desses chips aumentaram 37% e os seus preços caíram 52%, o que teria pressionado o mercado interno para baixo.

O ministério especificou que a investigação abrangerá chips de interface de dados e controladores de ecrã fabricados com tecnologia de 40 nanómetros ou superior e que será concluída, salvo prorrogação, em setembro de 2026.

Paralelamente, Pequim abriu uma segunda investigação "antidiscriminação" contra as medidas dos EUA que, desde 2018, restringiram a exportação de semicondutores para a China ou limitaram a atividade de empresas com ligações ao país asiático.

Pub

O ministério citou como exemplos as regras associadas à lei norte-americana de Chips e Ciência de 2022, as restrições notificadas em 2023 e 2024 e as diretrizes publicadas em maio passado para vetar o uso de chips da Huawei ou processadores chineses em inteligência artificial.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar