PM francês inicia consultas antes de votação da moção de confiança

François Bayrou recebeu os dirigentes do Partido Comunista e continuará a série de consultas com os dos partidos que apoiam a coligação presidencial.

01 de setembro de 2025 às 19:55
primeiro-ministro francês, François Bayrou Foto: Aurelien Morissard/AP
Partilhar

O primeiro-ministro francês iniciou esta segunda-feira consultas políticas, consideradas inúteis, uma semana antes da votação da moção de confiança na Assembleia Nacional que decidirá o destino do seu Governo, continuando a defender tal método, criticado até dentro da coligação governamental.

François Bayrou recebeu durante a tarde desta segunda-feira os dirigentes do Partido Comunista e continuará a série de consultas na terça e na quarta-feira, nomeadamente com os dos partidos que apoiam a coligação presidencial (direita e centro) e os da União Nacional (RN, extrema-direita).

Pub

Mas a líder da bancada parlamentar da RN, Marine Le Pen, não esconde que o seu partido irá à reunião com Bayrou por "cortesia republicana" e não espera "nada" dela, estando sobretudo centrado numa potencial dissolução da Assembleia Nacional e na preparação do partido para legislativas antecipadas, de que sairia vitorioso, segundo as sondagens.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar