Portugal envia ampolas para tratamento de intoxicação por metanol no Brasil
Governo português disse esperar "que a doação contribua para ultrapassar a situação de emergência de saúde pública vivida" no país.
O Governo português anunciou esta terça-feira o envio para o Brasil de ampolas de Fomezipole injetável para apoiar o país que vive uma crise de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas.
"Portugal enviou, esta terça-feira, 07 de outubro de 2025, para a República Federativa do Brasil ampolas de Fomepizole injetável, medicamento essencial para o tratamento dos doentes que foram vítimas de intoxicação exógena por metanol em diferentes regiões daquele país", disse, em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros sobre uma operação que envolveu, ainda, o Ministério da Saúde, a Secretaria-Geral do Ministério da Saúde, o INFARMED e o Instituto Camões.
Apesar de não especificar o número de ampolas, o Governo português disse esperar "que a doação contribua para ultrapassar a situação de emergência de saúde pública que aquele Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) enfrenta e, sobretudo, para diminuir o número de vítimas mortais".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt