Presidente russo manda avião de resgate

Aparelho cai na península do Sinai.

31 de outubro de 2015 às 11:16
Vladimir Putin Foto: EPA
Partilhar

O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou este sábado o envio de um avião de emergência para colaborar nos trabalhos de resgate na península egípcia do Sinai, onde caiu um Airbus com 224 passageiros russos a bordo.

"Vladimir Putin encarregou o ministro para as Situações de Emergência, Vladimir Puchkov, o imediato envio de um avião para a zona do desastre", informou o Kremlin, em comunicado citado pela EFE.

Pub

Segundo diversas fontes, por baixo dos destroços do avião ouvem-se vozes, pelo que as equipas de salvamento egípcias não descartam que haja sobreviventes.

Vladimir Putin, que expressou condolências às vítimas da catástrofe aérea, mandou também que o Governo crie de imediato uma comissão estatal, enquanto as autoridades judiciais abram uma investigação para esclarecer as causas do acidente.

Pub

Problemas nos motores

Segundo fontes da embaixada russa no Egito, todos os passageiros a bordo são cidadãos russos, incluindo 17 crianças e sete membros da tripulação.

O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvédev, ordenou ao ministro dos Transportes, Maxim Sókolov, que viaje com urgência para o Egito.

Pub

A agência oficial RIA Novosti noticiou que os tripulantes do avião já tinham chamado a atenção durante várias semanas para problemas nos motores do aparelho, ao serviço há mais de 18 anos.

O aparelho pertence à companhia russa MetroJet (Kogalimavia), fundada em 1993 e com base no aeroporto moscovita de Domodedovo, que realiza habitualmente voos 'charter' (fretados).

O avião, que efetuava o voo 9268, foi antes operado pela companhia turca Onu Air e, mais tarde, pela libanesa Middle East Airlines.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar