Primeira edição rara da saga Harry Potter vendida por 31 mil euros

Em causa está a primeira edição do Harry Potter e a Pedra Filosofal, o romance de estreia de JK Rowling.

01 de agosto de 2019 às 10:39
Primeira edição rara da saga Harry Potter vendida por 31 mil euros Foto: Hansons Auctioneers
Primeira edição rara da saga Harry Potter vendida por 31 mil euros Foto: Hansons Auctioneers
Primeira edição rara da saga Harry Potter vendida por 31 mil euros Foto: Hansons Auctioneers

1/3

Partilhar

Em causa está a primeira edição do Harry Potter e a Pedra Filosofal, o romance de estreia de JK Rowling. O livro foi comprado por um colecionador anónimo, via telefone. 

A notícia foi avançada pela leiloeira Hansons Auctioneers, situada em Inglaterra. Na página oficial da leiloeira é explicado que o livro, publicado pela Bloomsbury a 30 de junho de 1997, pertence a um conjunto de uma remessa de 500 mil livros que têm dois erros no texto. 

Pub

Um dos erros está relacionado com a palavra "philosopher's" (tradução feira em português para filosofal).  A palavra surge com um erro ortográfico - "philospber's" na contracapa do livro. O outro erro está na página 53 do livro, onde consta uma lista de equipamentos. Nessa mesma lista aparece duas vezes "1 varinha". O vendedor do livro, um homem de 54 anos não identificado, ficou surpreendido com o valor. "Era o que esperava mas nunca esperei que o livro chegasse a esse preço. Sabia que outra primeira edição tinha sido vendida por 28 mil libras (30 mil euros), mas estava a entrar em pânico por não terem existido licitações antes da venda".

O homem revelou ter ficado "maravilhado" quando percebeu que tinha vendido o livro. 

Pub

Na página da leiloeira é também revelado que o livro foi comprado há cerca de 20 anos e foi vendido no aniversário da autora em Staffordshire, no Reino Unido. 

Segundo Jim Spencer, da leiloeira, a venda realizar-se nessa dia - 31 de julho - foi "pura sorte".

Na corrida deste leilão participaram três licitadores. 

Pub

"Quando a nossa cliente comprou o livro por uma libra há tantos anos, ninguém sabia o impacto gigante que as histórias do Harry Potter iriam ter globalmente", explicou Spencer.

"A maioria dos livros daquela primeira edição foi para escolas e bibliotecas. São extremamente raros. São um marco histórico da literatura infantil, mas ainda apelam a novos e mais velhos. Toda a gente conhece este livro. É o Santo Graal para muitos colecionadores", referiu ainda o responsável da leiloeira. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar