Primeira vacina contra cancro da mama vai ser testada em humanos
Após realizar testes com resultados promissores em animais, o Centro Lerner de Investigação vai iniciar uma nova fase de testes.
É uma nova esperança no caminho da cura para o cancro. Uma vacina para prevenir o cancro vai agora avançar para testes clínicos nos Estados Unidos.A nova fase segue-se após resultados promissores em animais, no Centro Lerner de Investigação.
A vacina visa prevenir o desenvolvimento do cancro da mama triplo negativo (TNBC, na sigla em inglês).
Administration (FDA), aprovou o estudo e o recrutamento está agora aberto. Na primeira fase participam entre 18 a 24 pessoas, sendo aberto tanto para mulheres como homens.
O ensaio clínico está a cargo de Thomas Budd
, do Centro de Investigação Lerner em Cleveland.
Os primeiros testes foram feitos em ratos e mostram que ativar uma proteína, chamada α-lactalbumin, previne o cancro da mama nos animais em risco da doença.
Os testes clínicos vão avançar, focando-se em pessoas que fizeram tratamentos para o cancro triplo negativo e correm o risco do cancro voltar. No entanto, testes poderão ser expandidos, incluindo para pessoas que estão em risco de desenvolver cancro da mama.
O objetivo da primeira fase de testes é perceber qual a dosagem indicada para pacientes com TNBC numa fase inicial do diagnóstico e otimizar a resposta imunológica do corpo à vacina.
A primeira fase dos ensaios clínicos deve estar concluída em setembro de 2022.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt