Primeiras 120 mil doses da vacina chinesa contra a Covid-19 já chegaram a São Paulo no Brasil
Estas são as primeiras doses de uma compra de 46 milhões de doses feita pelo governo paulista ao laboratório chinês Sinovac.
As primeiras 120 mil doses da vacina chinesa Coronavac contra o coronavírus chegaram na manhã desta quinta-feira à cidade brasileira de São Paulo, a primeira do Brasil a receber qualquer tipo de vacina contra o vírus. O avião com as 120 mil doses da Coronavac aterrou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, ao início da manhã, e foi recebido pelo governador do Estado de São Paulo, João Doria, e outras autoridades regionais, evidenciando a importância que o governo local dá ao assunto.
Estas são as primeiras doses de uma compra de 46 milhões de doses feita pelo governo paulista ao laboratório chinês Sinovac, que desenvolveu a Coronavac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo. A expectativa do governo paulista é que todas essas vacinas estejam em São Paulo até final de dezembro, permitindo imunizar com a primeira aplicação toda a população paulista, que é de cerca de 45 milhões de pessoas.
No entanto, a imunização contra a Covid-19 só será iniciada quando houver autorização nesse sentido da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o órgão brasileiro responsável por essa permissão, que se espera que possa acontecer logo no início de 2021. A Coronavac já demonstrou resultados bastante positivos nas duas fases anteriores de testes, e é uma das quatro vacinas contra o coronavírus que já entrou na terceira fase no Brasil, a testagem em massa em voluntários da área da saúde.
O acordo firmado entre o laboratório Sinovac e o Instituto Butantan prevê a transferência para São Paulo da tecnologia chinesa. Dessa forma, o Instituto Butantan estima produzir em São Paulo nos primeiros meses do ano que vem mais 100 milhões de doses da Coronavac, garantindo a segunda dose do imunizante aos paulistas e também oferecer a vacina a outros estados brasileiros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt