Quarenta brasileiras libertadas em Espanha em operação contra exploração sexual

No seguimento da operação foram detidas mais de 20 pessoas.

05 de junho de 2025 às 11:45
Abuso e exploração sexual Foto: Getty Images
Partilhar

Mais de 20 pessoas foram detidas e 40 mulheres brasileiras libertadas, em Espanha, numa operação conjunta, concluída esta quinta-feira, entre a Polícia Nacional espanhola e a Ertzaintza (polícia basca) contra uma rede internacional de exploração sexual.

O conselheiro do Departamento de Segurança Basco, Bingen Zupiria, informou que a operação, contra o tráfico de pessoas para fins de exploração sexual, foi concluída esta quinta-feira.

Pub

Zupiria explicou na Rádio Vitoria que a Ertzaintza começou a investigar há meses um possível grupo dedicado ao tráfico de seres humanos para fins de exploração sexual no País Basco e constatou que a Polícia Nacional também estava a investigar um crime semelhante noutras comunidades, pelo que ambas as entidades desenvolveram um trabalho conjunto durante meses e prepararam a operação.

A investigação, que começou após informações fornecidas por uma testemunha protegida.

Na terça-feira, as autoridades tinham anunciado que 34 mulheres tinham sido libertadas e que pelo menos 19 pessoas tinham sido detidas em Espanha - no País Basco, em Logroño, Pamplona, Saragoça e Figueres (Girona) - durante a operação.

Pub

Os cabecilhas do esquema recrutavam mulheres noutros países, na maioria no Brasil, para as explorar sexualmente em apartamentos geridos por eles.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar