Realizado primeiro transplante de pulmão de um doador vivo para uma paciente recuperada da Covid-19
Mulher foi submetida a uma operação de 11 horas na passada quarta-feira, no Japão.
Uma doente, cujos pulmões foram gravemente danificados pela Covid-19, recebeu um transplante de pulmão de doadores vivos.Um estudo revelado no início deste ano mostrou que mais de 1700 pacientes da cidade chinesa de Wuhan, considerada o epicentro da pandemia, apresentaram raio-X onde era possível observar danos graves nos pulmões meses após a infeção.
Segundo os médicos, citados pela CNN, trata-se do primeiro transplante realizado no mundo para um paciente recuperado da doença.
A mulher foi submetida a uma operação de 11 horas na passada quarta-feira, onde foi acompanhada por uma equipa de 30 elementos.
Apesar de terem sido já realizados transplantes de pulmão, o hospital de Kyoto, no Japão, garantiu que este foi o primeiro caso em que tecido pulmonar foi transplantado de doadores vivos para doentes Covid.
De acordo com o canal de televisão norte-americano, a paciente em causa contraiu o vírus o ano passado e passou vários meses ligada a uma máquina de suporte de vida. Devido aos danos provocados pela doença, só o transplante podia ajudá-la a sobreviver. Para isso, o marido e o filho ofereceram-se para doar parte dos seus próprios pulmões.
A paciente encontra-se agora nos cuidados intensivos. De acordo com o hospital, deverá receber alta dentro de dois meses. Já o marido e o filho encontram-se estáveis após o procedimento cirúrgico.
Um estudo revelado no início deste ano mostrou que mais de 1700 pacientes da cidade chinesa de Wuhan, considerada o epicentro da pandemia, apresentaram raio-X onde era possível observar danos graves nos pulmões meses após a infeção.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt