Recorde as festas loucas de Julian Assange quando estava exilado na embaixada do Equador em Londres
Fundador do WikiLeaks causou vários momentos tensos dentro da embaixada durante exílio.
Um vídeo publicado em maio de 2021 mostrou Julian Assange, Baltasar Garzón, ex-juiz espanhol, e Ricardo Patiño, antigo MNE equatoriano, numa animada festa durante o exílio do primeiro na embaixada do Equador em Londres. As imagens provocaram uma forte polémica na altura, principalmente porque os custos dessa festa, realizada em 2014, foram de mais de 5 mil euros e totalmente suportados pela embaixada.No vídeo, era possível ver os convidados a dançar e a beber álcool ao mesmo tempo que um funcionário diplomático tocava guitarra.
As imagens da celebração, que tinha como objetivo festejar o segundo aniversário do exílio de Assange na embaixada, foram gravadas pelas câmaras instaladas no local pela empresa de segurança espanhola UC Global, que foi acusada de espiar Assange.
O comportamento do fundador do WikiLeaks enquanto esteve exilado foi várias vezes questionado. Diferentes imagens mostram Assange a andar de skate em calções e t-shirt, a jogar à bola e a receber várias visitas, contra as regras dos funcionários da missão diplomática. Houve também momentos de confronto e violência, com pedido de auxílio da polícia pelos seguranças da embaixada. Segundo relatou
de conspiração por obter e divulgar ilegalmente informações confidenciais, num acordo com a justiça dos EUA, tendo saído da prisão. A organização que fundou, WikiLeaks, publicou um vídeo de Assange a embarcar num avião que partiu de Londres com destino à Austrália.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt