Regras da União Europeia para melhorar redes de telecomunicações entraram em vigor

Legislação tem como objetivo reduzir custos e simplificar os processos.

12 de novembro de 2025 às 19:09
Regras têm de ser implementadas pelos 27 países do bloco político-económico europeu Foto: Ricardo Jr
Partilhar

As regras da União Europeia (UE) para melhorar a conectividade entre infraestruturas de telecomunicações começaram a ser aplicadas esta quarta-feira, com o propósito de reduzir custos e simplificar os processos.

Em comunicado, a Comissão Europeia referiu que a legislação da UE que tem como objetivo simplificar as redes e os custos da fibra ótica e do 5G entrou em vigor.

Pub

O conjunto de regras, que têm de ser implementadas pelos 27 países do bloco político-económico europeu, visar resolver "desafios persistentes" dos operadores de telecomunicações e também possibilita o desenvolvimento de redes mais complexas, que consigam aguentar com a evolução da inteligência artificial e os serviços "nuvem".

Deste modo, a Comissão Europeia espera que se simplifiquem os processos de expansão das redes de telecomunicações, através da partilha de infraestruturas, coordenação de trabalhos entre diferentes operadores e a "digitalização dos processos de autorizações para instalar infraestruturas".

Os detalhes destas regras da UE têm de ser aplicados "dentro de poucos meses" pelos países do bloco comunitário europeu, recordou a Comissão de Ursula von der Leyen.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar