Reino Unido sanciona seis chefes da colónia penal do Ártico onde Navalny morreu
Responsáveis serão proibidos de entrar no Reino Unido e terão os seus bens congelados.
O Reino Unido impôs esta quarta-feira sanções a seis chefes da colónia penal do Ártico onde o líder da oposição russa Alexei Navalny morreu na sexta-feira, avança a Reuters.
Segundo David Cameron, ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, os responsáveis sancionados serão proibidos de entrar no Reino Unido e terão os seus bens congelados.
"É evidente que as autoridades russas viram Navalny como uma ameaça e tentaram repetidamente silenciá-lo. Ninguém deve duvidar da natureza opressiva do sistema russo", disse o ministro. Acrescenta ainda que os responsáveis "não devem ter ilusões" pois serão responsabilizados.
David Cameron tinha prometido agir sobre o assunto no sábado, enquanto Londres convocou o embaixador russo para deixar claro que considerava as autoridades russas "totalmente responsáveis" pela morte de Alexei Navalny.
Esta semana, os países do ocidente também manifestaram indignação com a notícia das autoridades russas de que Navalny tinha ficado inconsciente e morrido na prisão.
A Rússia, que negou envolvimento na morte do opositor de 47 anos, referiu ser "inaceitável" que o Reino Unido interferisse nos assuntos do país russo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt