Republicanos culpam Obama pelo teste nuclear norte-coreano
Consequência da política externa do país.
Os candidatos republicanos à nomeação presidencial afirmaram esta quarta-feira que o recente teste nuclear norte-coreano é uma consequência da política externa do Presidente norte-americano Barack Obama e da ex-secretária de Estado e candidata democrata presidencial, Hillary Clinton.
"Este facto acentua a gravidade das ameaças que estamos a enfrentar agora e também a total loucura da política externa Obama-Clinton", disse o senador Ted Cruz, em declarações aos jornalistas antes de um encontro com eleitores no Estado norte-americano do Iowa.
Ted Cruz responsabilizou o Presidente dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama, e a sua antiga secretária de Estado, Hillary Clinton, por terem influenciado um desagravamento das sanções ao regime norte-coreano, permitindo um fluxo de milhões de dólares "usados para o desenvolvimento de armas nucleares".
O controverso multimilionário Donald Trump, candidato que lidera as intenções de voto dos republicanos, também apontou o dedo à China, afirmando que as autoridades de Pequim conheciam as ações da Coreia do Norte, sendo obrigadas a "encontrar uma solução para o problema".
"Caso contrário, devemos dificultar em muito as relações comerciais", disse o magnata.
Num comunicado, o senador da Florida e também pré-candidato republicano, Marco Rubio, acusou Obama de ter ficado de braços cruzados enquanto "um país governado por um lunático ampliava o respetivo arsenal nuclear".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt