Sánchez sobrevive ao primeiro debate na TV
Nenhum dos quatro líderes teve vitória clara. Pablo Casado, do PP, foi o mais penalizado.
Apesar dos duros ataques dos rivais, o primeiro-ministro espanhol, o socialista Pedro Sánchez, sobreviveu na noite de segunda-feira, na televisão pública TVE, ao primeiro de dois debates em dias sucessivos.
Favorito à vitória nas legislativas de dia 28, mas sem maioria, Sánchez foi o alvo preferencial dos outros três líderes presentes. O mais contundente foi Albert Rivera.
O líder do conservador Cidadãos encurralou Sánchez ao confrontá-lo com os prováveis indultos aos líderes separatistas catalães que estão a ser julgados por delitos relacionados com o referendo ilegal de outubro de 2017, que podem custar-lhes décadas na prisão.
Rivera, tal como Pablo Iglésias, do Podemos, confrontaram Sánchez com as possíveis alianças de governo, pois o PSOE não conseguirá governar sozinho. O facto de depender do apoio dos separatistas catalães mereceu ataques sucessivos, colocando Sánchez na defensiva.
Se o debate não teve vencedor claro teve um derrotado: Pablo Casado. O líder do PP foi confrontado com os sucessivos casos de corrupção no seu partido.
Rivera resumiu o tema numa frase dura e arrasadora: "O milagre económico do PP está na cadeia."
PORMENORES
PSOE lidera sondagens
O Partido Socialista espanhol lidera as sondagens, com 29% e cerca de 127 deputados eleitos, seguido pelo PP, com 20% e 80 deputados, uma queda para quase metade dos atuais. A surpresa são os radicais do Vox, que igualam o Cidadãos, com cerca de 14% e 42 deputados,
Segundo debate
Um dia depois do confronto na TVE, os líderes dos quatro maiores partidos espanhóis enfrentaram-se ontem na privada Atresmedia, num debate de cerca de 90 minutos em que responderam a questões sobre os seus programas de governo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt