page view

Maioria dos eleitores rejeita geringonça em Espanha

Sondagem revela que 70% dos espanhóis não querem um novo governo socialista viabilizado pelos partidos separatistas da Catalunha.

23 de abril de 2019 às 01:30

O primeiro-ministro espanhol, o socialista Pedro Sánchez, partiu esta segunda-feira para o primeiro de dois debates eleitorais na TV sabendo que a maioria dos espanhóis rejeita uma nova geringonça: um governo minoritário do PSOE viabilizado pelos partidos separatistas catalães.

De acordo com uma sondagem publicada pelo jornal ‘El Mundo’, 70,2% dos eleitores não querem ver repetida a fórmula que levou à falência do atual governo de Sánchez após menos de um ano no poder.

No caso dos eleitores socialistas a percentagem de rejeição é ainda superior e chega aos 72%.

Recorde-se que, segundo outros estudos de opinião, o PSOE não obterá uma maioria parlamentar de esquerda somente com o apoio do Podemos e dos valencianos do Compromís, precisando - como na legislatura iniciada em junho de 2018 após a moção de censura que derrubou o governo do PP - do apoio dos partidos separatistas da Catalunha.

Acontece que foram justamente os separatistas da ERC e do PDeCAT que derrubaram o governo de Sánchez e forçaram as eleições antecipadas, ao chumbarem o orçamento para 2019.

Ambos os partidos exigiram cedências na questão do direito à autodeterminação da Catalunha em troca da viabilização do orçamento.

O estudo de opinião agora realizado revela ainda que, até mesmo entre os votantes do Podemos, apenas cerca de metade veem com bons olhos um novo acordo com os separatistas catalães.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8