"Destroços são do MH370"

Destroços achados junto à Ilha de Reunião enviados para França.

31 de julho de 2015 às 08:55
"São do MH370" Foto: Reuters
Partilhar

Os destroços de avião encontrados no Índico junto à ilha francesa de Reunião foram esta quinta-feira enviados para França para serem analisados. O objetivo é determinar se pertencem ao Boeing da Malaysia Airlines desaparecido em março de 2014 entre Kuala Lumpur e Pequim. Antecipando-se às verificações periciais, um responsável do governo da Malásia afirmou que o pedaço de asa encontrado "é quase de certeza" do avião que fazia o voo MH370.

"O nosso chefe de investigações deu-me garantias de que se trata da asa de um Boeing 777", afirmou o vice-ministro dos Transportes malaio, Abdul Aziz Kaprawi.

Pub

As primeiras perícias apontam realmente para que o objeto encontrado seja parte da asa de um Boeing idêntico ao desaparecido. E a possibilidade de se tratar do MH370 é reforçada pelo facto de o local do achado estar numa rota de correntes capazes de arrastar o aparelho para um local a 4000 km da área onde desapareceu dos radares.

Apesar disso, o primeiro-ministro malaio, Najib Razak, e a Malaysia Airlines refrearam o otimismo de Kaprawi e frisaram que é cedo para ter certezas. Esta cautela responde a críticas das famílias dos passageiros chineses (153 dos 239 a bordo). "Não queremos ouvir de novo que estão 99% seguros de que é o avião. Queremos que o digam quando tiverem 100% de certeza", afirmou Jiang Hui, porta-voz das famílias.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar