Supremo Tribunal do Colorado proíbe Donald Trump de concorrer às presidenciais por incentivar insurreição
Em causa está o ataque ao Capitólio dos EUA em 2021.
O Supremo Tribunal do Colorado decidiu esta terça-feira que o ex-presidente Donald Trump está desqualificado para ocupar o cargo de presidente e foi removido da votação de 2024 por ter incitado uma insurreição, antes do ataque ao Capitólio em 2021, segundo avança a Reuters.
O tribunal concluiu que Trump se envolveu em insurreição e o discurso do ex-presidente a incitar a multidão que invadiu o Capitólio não foi protegido pela Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos, que garante a liberdade de expressão, de acordo com o processo judicial.
O caso foi apresentado por um grupo de eleitores do Colorado, com a ajuda do grupo Cidadãos pela Responsabilidade e Ética em Washington, que argumentou que Trump deveria ser desqualificado por incitar os seus apoiantes a atacar o Capitólio na tentativa de obstruir a transferência do poder presidencial para Joe Biden após as eleições de 2020.
A decisão faz de Donald Trump o primeiro candidato presidencial na história dos Estados Unidos a ser proibido de concorrer à Casa Branca sob uma disposição raramente usada da Constituição dos Estados Unidos que proíbe funcionários de se envolveram em "insurreição ou rebelião" de ocupar cargos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt