Supremo Tribunal recusa libertação de Lula da Silva

Juízes negaram pedido para antigo presidente brasileiro aguardar decisão em liberdade.

Lula terá de esperar, pelo menos, até agosto pela decisão do Supremo Foto: EPA | Sebastião Moreira
Bolsonaro fez uma escala em Lisboa Foto: Direitos Reservados

1/2

Partilhar

O Supremo Tribunal Federal do Brasil rejeitou na quarta-feira um recurso da defesa que pediu a libertação imediata de Lula da Silva e adiou a análise de outro, deitando por terra a esperança do ex-presidente brasileiro de sair da cadeia antes das férias judiciais do mês de julho.

O primeiro recurso, em que Lula pedia a anulação da sentença devido a um erro processual supostamente cometido pelo juiz Félix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça, foi recusado por 4 votos a 1.

Pub

Havia ainda um segundo recurso, no qual Lula pedia igualmente a anulação da sua condenação a 12 anos e um mês por alegada parcialidade do então juiz Sérgio Moro, hoje ministro da Justiça, mas o juiz Gilmar Mendes, argumentando que não havia tempo na sessão para o julgar, propôs que a análise do caso fosse adiada mas que o antigo presidente pudesse aguardar a decisão em liberdade.

Por três votos a dois, os magistrados concordaram com o adiamento mas não com a libertação provisória de Lula e ele vai ter de esperar até pelo menos agosto para o caso ser reanalisado.

Pub

Lula e os advogados tinham esperança de vitória neste último recurso devido à revelação recente de mensagens em que Moro parece coordenar ações com o Ministério Público para conseguir provas contra o ex-presidente.

Segurança de Bolsonaro preso com cocaína

Bolsonaro confirmou a notícia e prometeu total cooperação para apurar os factos. Devido ao incidente, o PR brasileiro, que viajou noutro avião, alterou a rota do voo e, em vez de Sevilha, fez ontem escala em Lisboa.

Pub

Deputado escondeu fortuna em Portugal

A fortuna de Preto é superior a 30 milhões de euros e resulta de subornos de construtoras. Parte do dinheiro financiava o PSDB.

PORMENORES

Pub

Lula mantém ceticismo

Outros processos

Além do caso em que foi condenado a 11 anos e um mês de cadeia e cujo recurso está pendente no Supremo, Lula já foi condenado noutro processo a mais 12 anos e 11 meses, e enfrenta ainda outros sete processos por corrupção.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar