Foi detetado na Índia um vírus mais mortal do que a Covid-19
Vírus preocupa autoridades indianas e já matou uma criança de 12 anos.
Um surto do vírus Nipah está a alastrar-se no estado de Kerala, no sul da Índia, e a preocupar as autoridades sanitárias. O vírus, que não está relacionado com a Covid-19, responsável pela atual pandemia, já matou um rapaz de 12 anos no passado fim de semana, segundo avança o canal televisivo CBS News.
Na origem do surto está o caso de um menino de 12 anos que foi internado após ter passado uma semana com febres altas. Segundo as análises às amostras de sangue enviadas para o Instituto Nacional de Virologia, aquilo que os médicos suspeitavam ser uma inflamação no cérebro (encefalite), viria a ser diagnosticado como uma infeção pelo vírus Nipah. A criança de 12 anos acabou por não resistir à infeção e morreu no passado domingo.
As autoridades do estado de Kerala, no sul da Índia, estão agora a tentar controlar o surto do vírus Nipah, tendo isolado a área à volta da casa do rapaz.
De acordo com a ministra da Saúde do estado de Kerala, Veena George, das 188 pessoas que entraram em contacto com a vítima, vinte foram consideradas contatos de risco e mantidas em quarentena. Dois profissionais de saúde, que também estiveram em contacto com o menino de 12 anos, apresentaram sintomas e foram posteriormente hospitalizados, acrescentou a CBS News
O que é o vírus Nipah
Quais os sintomas
Há cura?
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt