Tempestade tropical severa em Madagáscar afeta tempo no norte e centro de Moçambique
Mau tempo já fez quatro mortos e 12 740 afetados.
Uma tempestade tropical severa que se formou no nordeste de Madagáscar está a afetar o tempo no centro e norte de Moçambique, provocando chuvas "moderadas localmente fortes", alertou o Instituto Nacional de Meteorologia em comunicado.
A tempestade severa, designada Gamane, resulta da formação de um sistema de baixa pressão no nordeste de Madagáscar e, embora não se mova em direção ao Canal de Moçambique, tem o potencial para evoluir ao estágio de ciclone tropical nas próximas horas.
"A tempestade tropical severa Gamane move-se para o sul da bacia e tem potencial para evoluir ao estágio de um ciclone tropical nas próximas horas. A sua interação com a zona de convergência intertropical continua a influenciar o estado do tempo com chuvas moderadas localmente fortes nas zonas centro e norte do país", lê-se no documento.
O Instituto Nacional de Meteorologia tinha alertado, no domingo, para chuvas moderadas a forte a partir desta terça-feira em Cabo Delgado, Nampula e Niassa, no norte de Moçambique, após o mau tempo se abater sobre o sul do país, deixando quatro mortos e 12 740 pessoas afetadas, além de inundar milhares de casas.
O mau tempo, que se abateu sobre as províncias de Maputo, Gaza e Inhambane, causou ainda a destruição total ou parcial de 11 casas e inundou outras 9 985, tendo as autoridades criado, nas três províncias, um total de 27 centros de acolhimento, que albergaram pelo menos 7 658 pessoas.
Moçambique é considerado um dos países mais severamente afetados pelas alterações climáticas globais, enfrentando ciclicamente cheias e ciclones tropicais durante a época da chuva.
Dados gerais do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) apontam para um total de 138 óbitos e mais de 130 mil pessoas afetadas na atual época da chuva, que decorre entre outubro e abril.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt