Theresa May alerta para risco de deixar fugir o Brexit
Primeira-ministra britânica diz que a escolha agora é entre deixar a União Europeia com um acordo ou cancelar a saída.
A primeira-ministra britânica Theresa May avisou que o Reino Unido corre o sério risco de "deixar o Brexit fugir-lhe entre os dedos" perante o bloqueio do Parlamento e a incapacidade de o governo e da oposição trabalhista em chegarem a acordo.
O Reino Unido tem até quarta-feira para encontrar uma solução capaz de convencer os parceiros da UE a conceder uma nova extensão do Brexit até 30 de junho. Os 27 já avisaram que se May não trouxer um "plano viável" para garantir a aprovação do seu acordo no Parlamento não estão dispostos a aceitar um novo adiamento, o que levará o Reino Unido a sair sem acordo da União Europeia já na sexta-feira.
May, que inicialmente tentou usar a ameaça de uma saída sem acordo para pressionar os deputados, parece ter afastado essa possibilidade e diz agora que a escolha é entre sair da UE com um acordo ou cancelar o Brexit. "Quanto mais tempo demorarmos a encontrar uma solução, maior o risco de nunca sairmos da UE de todo", avisou May, frisando que o país "corre o risco de deixar o Brexit fugir- -lhe entre os dedos".
O governo retoma esta segunda-feira as negociações com os trabalhistas para tentar encontra uma solução de compromisso capaz de ser aceite pelo Parlamento, mas o partido de Jeremy Corbyn acusa May de manter as suas "linhas vermelhas" e avisa que mantém "todas as opções em cima da mesa" para evitar um ‘Brexit duro’, incluindo a revogação do Artigo 50.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt