Timor-Leste inicia construção do palco que vai receber Papa em Tasi Tolu

Visita acontece entre os dias 9 e 11 de setembro.

17 de abril de 2024 às 10:16
Papa Francisco Foto: Guglielmo Mangiapane/ Reuters
Partilhar

O ministro da Administração Territorial timorense e o representante do Vaticano em Timor-Leste lançaram esta quarta-feira a obra para a construção do palco onde o Papa vai celebrar a missa, em Tasi Tolu, durante a visita ao país, em setembro.

"O Papa sabe que Timor-Leste, o Governo e a igreja timorenses, estão a trabalhar tão bem, seriamente, alegremente e eficientemente para preparar a sua visita", afirmou o representante do Vaticano em Timor-Leste durante os discursos que antecederam o lançamento da obra.

Pub

Segundo Marco Sprizzi, o Papa, que visita Timor-Leste entre 9 e 11 de setembro, "agradece por tudo o que está a ser feito".

"Uma palavra também de elogio para a colaboração entre a Santa Sé, o Governo e a igreja local, que não é igual em todos os países do mundo. Em Timor-Leste há um máximo nível de colaboração", disse o representante do Vaticano.

O palco será todo em branco, terá uma pala e em frente uma praça.

Pub

Tasi Tolu, situado à saída de Díli, foi o local onde, em 1989, o Papa João Paulo II celebrou também a missa, quando visitou o país, ainda sob ocupação da Indonésia, e onde decorreu a cerimónia de restauração da independência, em 20 de maio de 2022.

O ministro da Administração Estatal timorense, Tomás Cabral, destacou que o mais importante para o Governo é a participação da população na missa com o Sumo Pontífice, salientando que tudo está a ser feito com o único objetivo que é a participação do povo timorense.

Presente na cerimónia esteve também o cardeal Virgílio do Carmo da Silva, da Arquidiocese de Díli, que destacou a importância da visita, agradeceu a cooperação do Governo, e pediu aos timorenses para se preparem espiritualmente para a deslocação do Papa.

Pub

O Vaticano anunciou na sexta-feira que Francisco realiza uma visita a Timor-Leste em 9, 10 e 11 de setembro.

A visita ocorre no âmbito de um périplo que o Papa vai fazer à região e incluiu também a Indonésia, que visita entre 3 e 6 de setembro, a Papua Nova Guiné, de 6 a 9, e Singapura, de 11 a 13 de setembro.

O Governo de Timor-Leste autorizou, em fevereiro, uma despesa de 12 milhões de dólares (10,9 milhões de euros) para organizar as atividades de preparação da visita.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar