Circulação no Canal do Suez suspensa para retirar navio encalhado. Veja as imagens
Tráfego marítimo está temporariamente suspenso. São oito os rebocadores que se encontram a trabalhar na remoção do navio Ever Given.
O tráfego marítimo está temporariamente suspenso no Canal do Suez, no Egito, enquanto as autoridades tentam mover um navio porta-contentores que se encontra a bloquear a hidrovia desde a madrugada de terça-feira.
São oito os rebocadores que se encontram a trabalhar na remoção do navio Ever Given de 400 metros de comprimento, segundo avança a agência Reuters.
A embarcação, que foi atingida por fortes ventos e uma tempestade de areia, encontra-se a bloquear a circulação marítima naquela que é uma das vias mais movimentadas do mundo no transporte de mercadorias, petróleo e outros produtos entre a Ásia e a Europa. O constrangimento já obrigou à paragem de 150 outros navios.
"É como uma enorme baleia encalhada. É um peso enorme na areia. Podemos ter que trabalhar com uma combinação de redução do peso removendo contentores, óleo e água do navio, rebocadores e dragagem de areia", avançou Peter Berdowski, diretor da empresa alemã Boskalis, um dos responsáveis pela operação de remoção.
A empresa de serviços marítimos GAC emitiu uma nota aos clientes durante a noite onde informava que prosseguiam ss operações com os rebocadores. Segundo a Reuters, o sinal de GPS do navio mostra apenas pequenas alterações na sua posição nas últimas 24 horas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt