Trump ameaça quem negociar com o Irão

Presidente dos EUA ameaça países da UE e impôs novas sanções ao regime iraniano em nome da paz mundial.

08 de agosto de 2018 às 02:46
Donald Trump Foto: Getty Images
2018-07-12_14_41_24 trump nato 5.jpg
Donald Trump Foto: Jaap Arriens/Getty Images
Donald Trump Foto: Brendan Smialowski/Getty Images
Estrela de Donald Trump foi vandalizada na Walk of Fame em Hollywood Foto: Twitter

1/5

Partilhar

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou novas sanções ao Irão e ameaçou esta terça-feira cortar relações comerciais com os aliados, entre eles os países da União Europeia (UE), se mantiverem relações com a República Islâmica. "Quem fizer negócios com o Irão não fará negócios com os EUA", escreveu Trump no Twitter, dizendo que as sanções visam conseguir a paz no Mundo.

As novas sanções surgem depois de, em maio, ter retirado os EUA do acordo nuclear. Assinado em 2015 pelo presidente Barack Obama, e também pela UE, limitou as atividades nucleares iranianas em troca do alívio de sanções, mas Trump alega que o acordo era "desastroso" e considera que uma maior pressão económica forçará Teerão a um novo acordo.

Pub

A UE está a tentar proteger as empresas europeias das sanções e reiterou esta terça-feira esse esforço com a aprovação de um "novo estatuto de bloqueio", que obriga as empresas que desejarem sair do Irão por causa das sanções a pedirem uma autorização prévia à Comissão Europeia. Se não o fizerem arriscam ser processadas por países da UE. Apesar disso, a marca alemã de automóveis Daimler anunciou de imediato a suspensão de atividades no Irão.

PORMENORES

Pub

Estrela de Trump apagada

A Câmara de Hollywood pondera eliminar a estrela de Trump do famoso Passeio da Fama devido aos gastos de milhares de dólares para a recuperar, após atos de vandalismo sucessivos que a deixam desfigurada.

Cohen investigado

Pub

Michael Cohen, antigo advogado do presidente Donald Trump, está a ser investigado por possível fraude fiscal em relação ao seu negócio de licenciamento de táxis. Para já não foi acusado de qualquer crime, mas Cohen é também alvo do inquérito à alegada intromissão da Rússia nas presidenciais de 2016 nos EUA.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar