Trump perde recurso no caso da invasão do Capitólio dos EUA
Deixam de estar em segredo conversas telefónicas e diário da Casa Branca relativos à invasão, em janeiro deste ano.
Um tribunal federal norte-americano rejeitou o recurso do ex-presidente Donald Trump para manter secretos os documentos da Casa Branca sobre o assalto ao Capitólio, ocorrido a 6 de janeiro deste ano.
Trump tinha invocado “privilégio do executivo” para evitar partilhar as centenas de documentos - contendo informações sobre o que se passava na Casa Branca enquanto o assalto ocorria - com a comissão de inquérito ao ataque. Trata-se de uma norma legal que protege a confidencialidade de algumas comunicações de antigos presidentes, mas o tribunal entendeu que ela não se aplica.
Na decisão, que tem 68 páginas, proferida quinta-feira, os juízes referem que o antigo presidente “não deu ao tribunal nenhuma base para anular a decisão do presidente Biden”, permitindo que os Arquivos Nacionais entreguem a documentação. Os advogados de Trump deverão recorrer da decisão para o Supremo Tribunal - onde têm assento seis dos nove juízes nomeados pelos Republicanos, incluindo três por Trump - para travar a divulgação da informação.
Foi o atual presidente norte-americano que autorizou o Arquivo Nacional e revelar os documentos - mais de 770 páginas, onde se inclui o diário da Casa Branca, um registo de atividades, viagens, ‘briefings’ e chamadas telefónicas - à comissão de inquérito.
A 6 de janeiro, centenas de apoiantes de Trump invadiram o Capitólio e interromperam a confirmação da vitória de Joe Biden.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt