Turquia aprova adesão da Suécia à NATO
Hungria é agora o único obstáculo para a adesão do país à organização.
O parlamento turco aprovou esta terça-feira a adesão da Suécia à NATO após 20 meses de negociações entre Ancara e Estocolmo, avança a Reuters.
A ratificação da candidatura sueca à Aliança Atlântica foi aprovada por uma ampla maioria de 287 votos a favor, 55 contra e quatro abstenções.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, deverá assinar o projeto de lei nos próximos dias, pondo assim termo a um longo processo.
"Hoje estamos um passo mais perto de nos tornarmos um membro de pleno direito da NATO", disse o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, no X, anterior Twitter.
A Turquia mantinha resistências à adesão da Suécia, alegando que as suas autoridades não tomavam medidas suficientes contra militantes de movimentos curdos residentes no país.
A aprovação da Turquia deixa a Hungria como o único país que ainda não ratificou a adesão da Suécia. Na terça-feira, o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, deu a entender que havia progressos ao convidar o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, a visitar o país para negociar a questão.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt