Vice-presidente do BCE considera magnífico se euro digital criar sistema europeu como MB Way

Entre as suas vantagens, destacou que será um meio de pagamento e não pagará juros.

12 de janeiro de 2026 às 11:35
Luis de Guindos Foto: Getty Images
Partilhar

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, afirmou esta segunda-feira que, se o euro digital criar um "bizum" (sistema espanhol semelhante ao português MB Way) europeu será uma "notícia magnífica".

De Guindos considerou ainda ser "fenomenal que os bancos europeus façam alianças".

Pub

Durante a sua intervenção num diálogo por ocasião da apresentação do "Anuário do Euro", do Instituto Espanhol de Analistas, De Guindos referiu-se, assim, à aliança que as principais plataformas europeias de pagamentos e transferências instantâneas estão a promover para criar uma única plataforma europeia que permita efetuar pagamentos entre si, abrangendo toda a Europa.

De Guindos explicou que o euro digital é a transformação do euro físico para o mundo das transações digitais.

Entre as suas vantagens, destacou que será um meio de pagamento e não pagará juros.

Pub

O responsável também adiantou que o BCE está a realizar testes-piloto e começará nos próximos meses para que, em 2029, o euro digital esteja disponível tanto para o setor institucional quanto para o público em geral.

Além disso, ressalvou que, com o euro digital, os europeus terão um meio de pagamento com um tratamento muito bom do ponto de vista dos custos e tornará a Europa menos dependente dos meios de pagamento americanos.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar