Vladimir Putin admite envolvimento da Rússia na queda de avião do Azerbaijão em dezembro de 2024

38 pessoas morreram no dia de natal de 2024 quando o avião operado pela Azerbaijan Airlines caiu nas margens do mar Cáspio.

09 de outubro de 2025 às 17:53
Avião da Azerbaijan Airlines caiu no Mar Cáspio, admitindo Putin envolvimento russo Foto: AP
Avião da Azerbaijan Airlines despenha-se perto do mar Cáspio, com 38 mortos Foto: AP
Funeral das vítimas do acidente aéreo da Azerbaijan Airlines Foto: AP

1/3

Partilhar

O presidente russo reconheceu esta quinta-feira o envolvimento da Rússia no abate mortal do avião do Azerbaijão em dezembro do ano passado, meses depois da negação da culpa por parte do Kremlin.

De acordo com o The New york Times, esta quinta-feira Vladimir Putin e Ilham Aliyev, o presidente do Azerbaijão, encontraram-se pela primeira vez desde a queda do avião onde o líder russo admitiu que tinha sido a Rússia que causou o desastre, afirmando que dois dos seus mísseis de defesa aérea tinham denotado perto do avião depois de drones ucranianos terem entrado no espaço aéreo russo perto de Grozny. 

Pub

De acordo com a mesma fonte, Putin anunciou ainda que a Rússia estaria disposta a pagar uma indemnização às famílias das vítimas após uma “avaliação jurídica” do incidente. 

38 pessoas morreram no dia de natal quando o avião operado pela Azerbaijan Airlines se despenhou nas margens do mar Cáspio. O avião que transportava 62 passageiros e cinco tripulantes estava a ir de Baku, a capital do Azerbaijão, para Grozny, a capital da região russa Chechenia. 

Rapidamente surgiram provas de que o avião tinha sido abatido por sistemas de defesa aéreos russos que tinham como alvo drones ucranianos. Na altura as autoridades russas negaram o seu envolvimento no acidente. A 28 de dezembro Putin pediu desculpas ao presidente do Azerbaijão pelo ”trágico acidente” mas sem assumir a responsabilidade. 

Pub

Vladimir Putin raramente reconhece os erros cometidos pelas forças armadas russas. Há mais de uma década, o sistema de defesa anti mísseis russo atingiu um voo da Malaysia Airlines sobre o leste da Ucrânia, matando 298 pessoas. Moscovo continua a negar o seu envolvimento no acidente. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar