Vox apoia investidura do PP se partido de Feijóo não apoiar "cordão sanitário" à extrema-direita

Primeiro-ministro espanhol desvalorizou o anúncio de Santiago Abascal.

22 de agosto de 2023 às 18:34
Santiago Abascal, Vox Foto: SUSANA VERA
Partilhar

O líder do Vox anunciou que vai apoiar a investidura do Partido Popular (PP) se o partido liderado por Alberto Núñez Feijóo não apoiar nenhum "cordão sanitário" à extrema-direita.

Após uma audiência com o rei Filipe VI, em declarações citadas pelo jornal El País, Santiago Abascal pediu ao PP que "não colabore por ação ou omissão com o cordão sanitário".

Pub

O líder do partido de extrema-direita considera necessário um "compromisso para acabar com a pretensão de algumas minorias de impor um apartheid aos três milhões de espanhóis" que votaram no Vox.

Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol, desvalorizou o anúncio do Vox, por acreditar que o PSOE "está em condições de reunir o apoio parlamentar para formar um governo".

Pub

"Só existe uma maioria parlamentar possível, uma maioria progressista liderada pelo Partido Socialista. Não há outra alternativa senão reeditar um governo de progresso que consolide os avanços destes quatro anos", assegurou Sánchez.

O PSOE foi o segundo partido mais votado nas eleições em Espanha, elegendo 122 deputados, atrás do PP, com 136, mas procura reunir o apoio de forças regionalistas, nacionalistas e independentistas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar