Trump diz que Zelensky "não está pronto para a paz" e expulsa-o da Casa Branca

Conferência de imprensa com os dois presidentes foi cancelada e Zelensky abandonou a Casa Branca mais cedo.

28 de fevereiro de 2025 às 18:32
Zelensky abandona Casa Branca mais cedo Foto: Nathan Howard/Reuters
Zelensky e Trump na Sala Oval Foto: Brian Snyder/Reuters

1/2

Partilhar

A conferência de imprensa com Zelensky e Trump, na Casa Branca, foi cancelada, após a tensa discussão entre os dois presidentes e o vice JD Vance, na Sala Oval.

O presidente ucraniano acabou por abandonar a Casa Branca mais cedo. A Fox News avança que terá sido expulso por Trump. 

Pub

Segundo a Reuters, o acordo dos minerais não foi assinado. A Casa Branca confirmou que os Estados Unidos e a Ucrânia suspenderam as negociações em torno do acordo que previa que Washington continuaria a fornecer ajuda a Kiev em troca de acesso às "terras raras" do país.

Numa publicação na rede social Truth Social, Donald Trump afirmou que Volodymyr Zelensky "não está pronto para a paz" e que poderá voltar quando estiver. 

Pub

Quando questionado pelos jornalistas sobre se tinha efetivamente expulsado Zelensky da Casa Branca, Trump não respondeu. Disse, no entanto, que, ao contrário do que tem sido dito, Putin tenciona fazer um acordo para acabar com a guerra na Ucrânia. 

Ao sair da Casa Branca para um fim de semana na sua residência da Florida, usando o seu típico boné vermelho "Make America Great Again" ("Tornar a América Grande Novamente") o Presidente americano disse à imprensa que Zelensky tinha "sobrestimado o seu poder negocial" e criticou a alegada oposição deste a um cessar-fogo com a Rússia.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar